Oxenaar, the money maker

Robert Deodaat Emile Oxenaar nasceu em Haia (The Hague) em 1931, e formou-se designer pela tradicional escola KABK – The Royal Academy of Art. Aos 76 anos de idade, Ootje como é conhecido, ainda leciona no departamento de design gráfico da Rhode Island School of Design, nos Estados Unidos. Entre 1966 e 1985 trabalhou para o Nederlandsche Bank (Banco Central Holandês) desenvolvendo uma nova série de cédulas para o florim: um trabalho reconhecido internacionalmente pela sua beleza e pela altíssima qualidade técnica.

Por sua determinação em fazer um bom trabalho, ele foi um dos responsáveis pela mudança de mentalidade dentro do então tradicional meio responsável pelas cédulas holandesas, o impressor Joh. Enschedé – empresa particular de Haarlem que vinha produzindo o papel-moeda holandês desde o início do século XIX. Nas cédulas por ele projetadas no final dos anos 60, os rostos dos retratados possuíam um tratamento gráfico diferente de tudo o que havia naquela época em se tratando de dinheiro: eram caricaturas, e não as tradicionais gravuras. Mais tarde, inovou também ao retratar a fauna e a flora, e elementos nacionais nas cédulas de 50, 100 e 250 florins.

Oxenaar é conhecido pelo aspecto lúdico de seu trabalho, tendo inclusive inserido mensagens secretas, imagens escondidas e referências pessoais nos projetos desenvolvidos para o banco central holandês. Com um trabalho de qualidade técnica irretocável, provou que um design funcional de bom gosto não precisa ser sisudo e sem vida. Na década de 80, trabalhou como diretor da empresa PTT (Dutch Postal Telegraph and Telephone) e projetou diversos selos postais ao longo dos últimos 40 anos.

Esse verbete possui enxertos feitos a partir do projeto de graduação de Guilherme Tardin, para Esdi em 2000. As imagens do concurso do Euro foram cedidas pelo mesmo.

1. selo postal, 1968.

2. bloco da mesma série, 1968.

3. anverso da cédula de 25 florins.

4.1 anverso da cédula de 50 florins.

4.2 reverso da cédula de 50 florins.

4.3 detalhe do reverso da cédula de 50 florins.

5. proposta para o concurso do Euro, anverso da cédula de 100.

6. proposta para o concurso do Euro, reverso da cédula de 5.