Peter Bilak

Peter Bilak não é holandês: nasceu na Eslováquia em 1973, estudou na Inglaterra, nos Estados Unidos, na França até se estabelecer na Holanda, na cidade The Hague, onde trabalhou em diversos escritórios de design, incluindo o tradicional estúdio Dumbar (criado por Gert Dumbar). Atualmente trabalha por conta própria desenvolvendo projetos editoriais, tipografia e web design.

Ao longo dos últimos anos, projetou diversas fontes para a empresa FontShop International, como FF Eureka, FF Craft, FF Masterpiece, trabalhando ainda na customização de tipografias para projetos de identidade visual. Em 1999 resolveu lançar sua própria foundry, a Typoteque, que funciona ainda como um portal voltado ao estudo da tipografia e do design de comunicação. Junto com Stuart Bailey, Peter Bilak coordena o projeto editorial dot-dot-dot: uma revista especializada em cultura visual, apresentando uma variedade de tópicos relacionados direta ou indiretamente ao design gráfico. Em 2000 foi responsável por organizar e coordenar uma importante exposição na Bienal de Design Gráfico de Brno - República Tcheca, sobre o trabalho de designers holandeses da atualidade. Seus trabalhos já foram apresentados em revistas como Abitare, HOW, I.D., U&lc, Page, Étapes Graphiques e em diversos livros. Complementando sua prática profissional, Peter Bilak orienta projetos na Royal Academy of Art, in The Hague (KABK) e na Art Academy, in Arnheim, além de regularmente ministrar palestra e workshops pelo mundo.

Em 2004, o designer foi convidado pela TPG Post (antiga PTT) a desenvolver uma dupla de selos ordinários nos valores de 39 e 78 centavos de Euro.

Nos selos criados por Peter Bilak, o designer constrói uma representação da Holanda a partir do ponto de vista aéreo, de quem observa o país contemplando o patchwork formado pelos campos cultivados. O selo de 39 centavos retrata os campos cobertos por flores, enquanto o de 78 centavos é uma interpretação dos bosques e prados holandeses. Com muita criatividade, Bilak utiliza o caractere tipográfico como unidade de construção, posicionando cada letra em uma espécie de moldura ou campo individual. Os campos são determinados pela largura dos caracteres, em uma clara referência a tradicional arte da impressão tipográfica - uma homenagem à rica história holandesa nessa área do design gráfico. A fonte utilizada é a Fedra Serif, um projeto de Peter Bilak.


1. representação tipográfica dos campos holandeses, selo postal 2004.

2. Fonte Fedra Serif, Typoteque 2003.

3. revista dot-dot-dot # 1.

4. Fonte FF Masterpiece, FontShop 1996.