Irma Boom

Nascida na cidade holandesa de Lochem em 1960, Irma Boom é considerada um ícone na área do design de livros, sendo reconhecida internacionalmente pela criatividade e beleza de seus projetos.

Após estudar pintura na escola de arte Enschedé, Irma trabalhou por 5 anos no desenvolvimento de projetos editoriais para o governo holandês, até abrir seu próprio estúdio de design em 1991 na cidade de Amsterdam. Nesse período iniciou seu projeto editorial mais ambicioso: um livro de 2.136 páginas comemorativo dos 100 anos da empresa holandesa de gás SHV, concluído em 1996. Pelo conjunto de sua obra, a designer holandesa tornou-se a mais jovem laureada pelo prestigioso prêmio Gutenberg de literatura, oferecido pelos organizadores da feira de Leipzig.

Desde 1993 Irma leciona design na escola de Yale (USA) e orienta projetos na tradicional academia Van Eyck de Mastricht, na Holanda - além de contribuir regularmente com artigos e entrevistas para publicações especializadas.

Ao longo dos últimos anos, Irma Boom vem participando ativamente no design filatélico dos países-baixos, exercitando seu talento e sua inventividade em suportes bem menores que os livros que costuma projetar.

1. livro desenvolvido para distribuidora de gás holandesa SHV, 1996.

2. selos homenageando os 85 anos de Nelson Mandela, 2003.

3. catálogo desenvolvido para a empresa Vitra, 1998.

4. selos desenvolvidos por Irma Boom, 1993.

5. projeto editorial premiado na tradicional feira de Leipzig, 2002.

6. selo postal desenvolvido por Irma, 1997.