Intro

A Holanda é um lugar interessante por natureza.

A despeito de uma condição geográfica desfavorável – boa parte de suas terras está abaixo do nível do mar – a localização estratégica das principais cidades holandesas fez com que ainda na Idade Média o país se tornasse um dos principais entrepostos comerciais da Europa. Como conseqüência, o intercâmbio necessário ao funcionamento de um centro de trocas internacional favoreceu o florescimento de uma cultura cosmopolita, prolífica e bastante diversificada.

Receptiva às diversas influências européias, a Holanda desenvolveu uma vocação natural às artes e ao comércio, o que fez com que o design – uma atividade pautada pelo encontro dessas duas áreas – encontrasse nos países-baixos um terreno extremamente fértil para seu desenvolvimento.

selo sobre basquete criado por Marte Rösling, 1978.

Ao longo do século XX, o design holandês passou a ser visto como uma ferramenta de negócios fundamental aos diversos ramos de atividade empresarial do país, sendo largamente valorizado por instituições públicas e privadas. De maneira continuada, governantes e empresários investiram pesadamente na formação e no fortalecimento do mercado interno - o que tornou o país um dos grandes centros de referência do design internacional.

Um interessante reflexo dessa estratégia pode ser percebido nos selos postais holandeses, cuja função nunca foi apenas validar a remessa de cartas e encomendas, mas fazer circular pelo mundo um portifólio de projetos de design que primam por qualidade, criatividade, ousadia e bom gosto.

Desde a década de 30, a empresa responsável pelos serviços postais (atual TNT Post) vem trabalhando com grandes nomes do design gráfico mundial na criação de seus produtos. Designers, ilustradores e artistas como Piet Zwart, Ootje Oxenaar, Wim Crouwel, Gert Dumbar, Gerrit Noordzij, Van Krimpen, Peter Bilak, Irma Boom, Karel Martens entre outros, já deixaram suas marcas na filatelia dos países-baixos.

selo postal holandês, coletivo DEPT, 1997.

Mais que um hobby, podemos compreender a coleção de selos holandeses como uma extensa pesquisa em design gráfico, onde estão registrados quase 150 anos de tradição e inovação. A galeria de imagens apresentadas é apenas um convite: há muito mais por ver no design filatélico holandês.

Bom passeio!