Gerard Unger

O professor Gerard Unger nasceu em Amsterdam, na Holanda, em 1942. Estudou design gráfico e design tipográfico de 1963 a 67 na Gerrit Rietveld Academy (Amsterdam) onde leciona há mais de três décadas. Desde então alia sua extensa produção acadêmica com uma atuação profissional de destaque, sobretudo no campo da tipografia e projetos de sinalização. Como professor visitante, orienta monografias no tradicional departamento de Tipografia e Comunicação Gráfica da Universidade de Reading, Inglaterra, e desde setembro de 2006 é professor de Tipografia na Universidade de Leiden, na Holanda.

Além de ser o responsável pela formação e orientação acadêmica de toda uma geração de tipógrafos, trabalha como freelancer desde 1975, tendo desenvolvido inúmeros projetos, como selos, moedas, revistas, jornais, livros, logotipos, fontes digitais, identidades corporativas e relatórios anuais, entre outros.

Recebeu diversos prêmios internacionais pelo conjunto de sua obra tipográfica, assim como teve seu projeto Swift agraciado em 1988 pelo prêmio Gravisie (Holanda). É autor ainda dos projetos Amerigo, Demos, Hollander, Oranda, Paradox, Argo, Flora e Praxis. Regularmente publica artigos científicos na imprensa internacional procurando sempre relacionar seus conhecimentos no segmentado âmbito da Tipografia com perspectivas culturais múltiplas.

Participou do desenvolvimento de alguns projetos filatélicos para a Dutch PTT.

1. par de selos projetados por Gerard Unger, Holanda 1990.

2. família tipográfica Swift, 1985.

3. projetos tipográficos: Oranda (1987) + Vesta (2001)

4. capa do livro ‘Terwijl je leest’ (while you’re reading), Unger 1995.

5. projetos de sinalização para rodovias e estações.