Martijn Sandberg

Martijn Sandberg é um artista plástico holandês baseado em Amsterdam. Nascido em 1967, estudou Arte na Hogeschool voor de Kunsten, em Utrecht e na Rijksakademie van Beeldende Kunsten, em Amsterdam. Seu trabalho se caracteriza pela experimentação tipográfica e pela exploração de materiais e mídias inusitadas na construção de imagens-mensagens. Trabalhando muitas vezes com suportes tridimensionais, Sandberg explora o aspecto estrutural das letras (geralmente constituídas por módulos geométricos) na construção de imagens ambíguas que operam no limite da legibilidade. Desde 1992 expõe suas instalações regularmente pela Europa.

Em 2005, Martijn Sandberg foi convidado pela TPG Post para projetar um par de selos ordinários, impressos em rolos contendo 100 unidades auto-adesivas. Nos selos desenvolvidos o artista explora os conceitos de forma e contra-forma, invertendo-os no processo de construção da imagem. O valor do selo só é percebido quando interpretamos a área impressa (composta por pequenos pontos) como sendo o fundo da imagem, transformando o fundo (área do selo sem impressão) na imagem a ser lida. A estrutura que compõe a imagem é constituída por pontos que têm o mesmo tamanho da perfuração lateral do selo (picote), fazendo com que a imagem adquira valor tridimensional.

'I think it's very special to have had the opportunity to make a contribution to the history and development of the Dutch stamp, wich so powerfully reflects the design mentality so typical of our country's culture'. Martijn Sandberg, 2005.

1. selos desenvolvidos por Martijn Sandberg para Dutch TPG, 2005.

2. 'no image no message' corte a laser em alumínio, 2001.

3. 'we're only in it for the money' moeda: liga de cobre e níquel, 2000.

4. 'loading please wait' impresso, 2006.