Martijn Sandberg

Martijn Sandberg é um artista plástico holandês baseado em Amsterdam. Nascido em 1967, estudou Arte na Hogeschool voor de Kunsten, em Utrecht e na Rijksakademie van Beeldende Kunsten, em Amsterdam. Seu trabalho se caracteriza pela experimentação tipográfica e pela exploração de materiais e mídias inusitadas na construção de imagens-mensagens. Trabalhando muitas vezes com suportes tridimensionais, Sandberg explora o aspecto estrutural das letras (geralmente constituídas por módulos geométricos) na construção de imagens ambíguas que operam no limite da legibilidade. Desde 1992 expõe suas instalações regularmente pela Europa.

Em 2005, Martijn Sandberg foi convidado pela TPG Post para projetar um par de selos ordinários, impressos em rolos contendo 100 unidades auto-adesivas. Nos selos desenvolvidos o artista explora os conceitos de forma e contra-forma, invertendo-os no processo de construção da imagem. O valor do selo só é percebido quando interpretamos a área impressa (composta por pequenos pontos) como sendo o fundo da imagem, transformando o fundo (área do selo sem impressão) na imagem a ser lida. A estrutura que compõe a imagem é constituída por pontos que têm o mesmo tamanho da perfuração lateral do selo (picote), fazendo com que a imagem adquira valor tridimensional.

'I think it's very special to have had the opportunity to make a contribution to the history and development of the Dutch stamp, wich so powerfully reflects the design mentality so typical of our country's culture'. Martijn Sandberg, 2005.

1. selos desenvolvidos por Martijn Sandberg para Dutch TPG, 2005.

2. 'no image no message' corte a laser em alumínio, 2001.

3. 'we're only in it for the money' moeda: liga de cobre e níquel, 2000.

4. 'loading please wait' impresso, 2006.

Mauritus Cornelis Escher

Artista gráfico holandês, M C Escher nasceu em Leeuwarden em junho de 1898 e faleceu em Hilversum, em março de 1972. Freqüentou a Escola de Arquitetura e Artes Decorativas do Haarlem, onde começou a estudar arquitetura e, mais tarde, artes decorativas. Em 1922 deixou a escola para se juntar a Samuel Jessurun de Mesquita, que o iniciava nas técnicas da gravura, se dedicando ao desenho, litografia e xilogravura.

Seu trabalho geralmente apresenta construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Foi bastante influenciado por suas inúmeras viagens ao redor do mundo, nomeadamente a passagem por Alhambra, em Granada, onde conheceu os azulejos mouros. Este contato com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e refletem pelas pavimentações. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstrato-geométricas usadas pelos árabes por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc. Projetou alguns selos para o correio holandês.

1. par de selos desenvolvido para o correio holandês em 1949.

2. selo comemorativo homenageando escher, 1998.

3. gravura colorida inspirada em arte moura.

4. desenho de escher auto-referente: mão desenhando mão.

5. gravura de escher explorando estruturas impossíveis: cascata.

Solar Initiative Design Studio

O Estúdio de Design Solar é um escritório de criação holandês fundado em 1998 pelos designers Jeannette Zuurbier, Marieke Muskens van Bemmel e Miguel Gori. O escritório é bastante versátil e se divide em duas frentes de trabalho: a divisão de fotografia e a divisão de design. A equipe de designers trabalha no desenvolvimento de projetos de identidade corporativa, capas, brochuras, design editorial, mídias interativas, web design, motion graphics e ambientação, geralmente servindo a grandes clientes nacionais e internacionais, como Nike, TPG Post, Delta Lloyd Group e etc.

No ano de 2006, o escritório desenvolveu um interessante trabalho para a empresa de correios da Holanda: um par de selos em movimento com a imagem animada de campeões olímpicos de patinação de velocidade: Ard Schenk (Sapporo 1972) e Yvonne van Gennip (Calgary 1988). Os selos utilizam modernas técnicas de impressão associadas à tecnologia de animação lenticular, apresentando uma pequena seqüência de 12 fragmentos originais do vídeo das corridas vitoriosas.

Apesar de tanta tecnologia e inovação, os pequenos filmes de papel custavam apenas 39 e 78 centavos de euro, e podiam ser comprados em qualquer agência dos correios.

http://www.solar.nl/design/motion/motion.php


1. selo animado, studio solar 2006.

2. projetos de identidade corporativa.

3. ambiente de trabalho, studio solar.

4: projetos de ambientação, cliente via milano.

Jan Toorop

Nascido em Java na Indonésia em 1858, Jan Toorop é reconhecido como um dos expoentes da pintura holandesa no período Art Nouveau. Ainda jovem mudou-se para a Holanda vindo a freqüentar diversas academias de Arte na Europa: estudou em Delft, em Amsterdan, em Brussels e, por volta de 1885 visitou Londres, onde acabou fortemente influenciado pelo trabalho de William Morris. Toorop desenvolveu um estilo complexo e carregado de esoterismo, que se baseava em uma mistura de motivos Javaneses (batik) com a arte linear do Simbolismo. Suas pinturas apresentavam curvas sinuosas, proporções alongadas e perfis estranhamente oblíquos em um esforço consciente para se conseguir um padrão complicado, delicado e entrelaçado, abrangendo toda a superfície do quadro.

Em 1923, Van Royen no comando da Dutch PTT encarregou Toorop de desenvolver um par de selos comemorativos, para promover o Fundo Nacional de Cultura. O estilo empregado nos selos se aproxima mais do trabalho desenvolvido em cartazes e peças publicitárias que das exóticas pinturas do artista. Toorop faleceu em 1928.


1. par de selos desenvolvidos para o correio holandês em 1923.

2. Jan Toorop: 'As Três Noivas' circa 1895.

3. poster em litografia (1894) e ilustração 'In the Woods' de 1895.

4. Jan Toorop: 'Fatalidade', de 1893.

5. Jan Toorop: 'Esfinge', circa 1896.